Consolidado como um dos mais deliciosos eventos de Ouro Preto, o “17º Festival de Cultura e Culinária Típica” mostra as belezas e as tradições de do distrito
No próximo dia 18 de agosto, domingo, Ouro Preto vai congregar beleza e tradição cultural com o “XVII Festival de Cultura e Culinária Típica de Santo Antônio do Salto, um dos distritos cuja paisagem é uma das mais belas do Município.
Consagrado como o primeiro festival desta natureza em Ouro Preto, o grupo de quituteiras do Salto organiza toda a festa, que vai contar com o concurso de comida de barraca, shows, apresentação do Congado local, da Sociedade Musical 13 de Junho e da tradicional Charola de Nossos Senhor dos Passos (tradição religiosa que se mantém viva apenas no distrito).
Para conhecer melhor Santo Antônio do Salto, o visitante pode ir antes do Festival e ser acolhido com as belas pousadas e a simpatia da população local. Mas, quem só quiser prestigiar o evento e se deliciar com as guloseimas, que vão desde o café da manhã aos pratos típicos e tradicionais, pode ficar tranquilo, pois haverá ônibus saindo às 8h30 com retorno às 18 horas.
Confira programa para 2019:
08h: Abertura da barraca de Café da Fazenda;
09h: Abertura das barracas de Doces e Bebidas;
10h: Santa Missa na Igreja de Santo Antônio;
11h: Abertura oficial – Show com Daniel Marcos – Violão e Voz (início da comercialização dos pratos de comidas típicas);
13h: Apresentação da Quadrilha de Acaiaca – MG;
13h30: Apresentação da Escola Municipal Aleijadinho, Congado, Charola de Nosso Senhor Passos e Sociedade Musical 13 de Junho;
15h: Resultado e premiação do concurso e Show com Leo Caballero e Banda;
19h: Show de encerramento com a banda Sereno.
Sobre o distrito:
Santo Antônio do Salto é um distrito muito conhecido por suas matas quase intocadas e cachoeiras com grandes quedas, por estar situado em uma região a 800 metros de altitude, num rebaixamento da Serra de Lavras Novas que o circunda.
O distrito também é famoso por sua culinária típica, repleta pratos feitos pelas quitandeiras locais com ingredientes bem mineiros, como a cuca de banana, o bolo de fubá com rapadura, o frango com ora-pro-nobis, as receitas com umbigo de banana, entre outras produções gastronômicas. Essas receitas passadas de geração em geração deram origem ao Festival de Cultura e Culinária Típica de Santo Antônio do Salto.
Além disso, uma característica marcante no local é sua religiosidade. A festa do santo padroeiro, Santo Antônio, celebrada em 13 de junho, se transforma em uma grande festa junina com participação de toda a comunidade e grande número de visitantes. Outro festejo religioso acontece na localidade próxima chamada Fundão do Cintra, que possui uma capela datada do final do século XIX, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, elemento fundamental da Festa de Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio do Fundão do Cintra, celebrada em agosto, e que em 2019 completa 10 anos do registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto.
O distrito de Santo Antônio do Salto está localizado a cerca de 35 Km de Ouro Preto. Segundo a tradição oral, o local foi assim nomeado em razão de ser o último lugar onde se saltava o rio em direção à Fazenda das Bandeiras, para Piranga ou Catas Altas. Outra razão seria a altura do salto da principal queda d´água, a chamada Cachoeira do Rapel, com mais de 200 m de queda.
A origem do povoado se deu no século XVIII com a Fazenda do Salto que minerava e também tinha plantações na região. Nessa fazenda havia uma ermida dedicada a Santo Antônio, que deu lugar a atual capela, hoje centro do distrito. Após inúmeras reformas, em 1938 a capela tomou a forma atual.