A aula inaugural será realizada nesta segunda-feira (22)
Nesta segunda-feira (22 de abril), a Federação Sul Americana de Krav Maga inaugura seu primeiro ponto de treinamento em Ouro Preto (MG). Já bastante conhecido no estado mineiro, o Krav Maga é a arte de defesa pessoal desenvolvida em Israel para que qualquer pessoa possa se defender, independentemente de seu sexo, idade ou porte físico.
A aula inaugural será realizada às 17h, na ACADEMIA CORPUS PRIME (Rua Alberto Magalhães 241 - Bairro Bauxita), sob o comando do instrutor Lucas Carvalho, habilitado pela Federação.
O que é Krav Maga?
Desenvolvido em Israel na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga é uma arte de defesa pessoal e não um esporte. Por isso, não há competições no Krav Maga e o objetivo é somente voltar vivo para casa.
Com respostas simples, rápidas e objetivas, o Krav Maga possibilita a qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, se defender de agressões vindas de uma ou mais pessoas, armadas ou não.
O treinamento orientado por profissionais qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente.
Do ponto de vista físico, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente, dentro de seus limites. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e atentas.
A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado. O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, homens e mulheres, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência.
Controle das emoções
Segundo explica Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan), o israelense que trouxe o Krav Maga para o Brasil na década de 90, tudo o que uma pessoa faz quando é atacada é considerado uma reação. Chorar é uma reação; se assustar é uma reação; ficar paralisado é uma reação; e assim por diante.
O treinamento orientado por profissionais qualificados oferece ao praticante a capacidade de controlar essa reação e agir da forma mais segura – avaliada caso a caso – para voltar em segurança para casa.
Por exemplo, às vezes, defender um bem material se torna mesmo importante que defender a própria vida. Outras vezes, reagir em defesa da vida é a única opção e o praticante de Krav Maga saberá o que fazer nesse momento.
As mulheres conseguem se defender?
Hoje, 30% dos praticantes de Krav Maga em todo o Brasil são mulheres. Por meio dos treinos orientado por profissionais qualificados, as mulheres aprendem a superar obstáculos físicos e mentais, adquirem coragem e confiança em si mesmas, tornam-se mais atentas, ganham equilíbrio emocional, mudam a postura frente à vida, a si próprias e ao seu oponente.
Ao se sentirem seguras, sabendo que são capazes de proteger suas vidas e a vida de terceiros (filhos), mesmo contra agressores mais fortes, armados ou não, elas passam a se tornar agentes ativos na redução da violência.
Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga - Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil. Em 2019, passa a contar também com base em Portugal.
Foi fundada e é dirigida pelo israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan), o introdutor do Krav Maga no Brasil. Grão Mestre Kobi iniciou seus treinamentos de Krav Maga em Israel, aos 3 anos de idade, com o criador da modalidade, Imi Lichtenfeld e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo, se estabelecendo no Brasil em 1990.
Ao longo destes anos, o Krav Maga Mestre Kobi vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável na difusão da técnica. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel. Para se ter uma ideia, ele realiza, pessoalmente, o exame de faixa de todos os seus alunos no Brasil, Argentina e México.
Para conhecer mais sobre o Krav Maga acesse: www.kravmaga.com.br