Diversos geólogos da UFOP, como o professor Frederico Sobreira, fizeram o levantamento completo das estruturas de mineração do ouro construídas em Vila Rica, São João del Rey, e outras vilas do ouro, no século XVIII. Em Ouro Preto, desmontes a talho aberto e quase 500 minas subterrâneas espalham-se por vasta área, do Passa-Dez até Mariana.
O publicitário e escritor ouropretano Chico Bastos explica em seu novo livro “OURO? OURO! A construção do Brasil brasileiro” de onde vieram tais técnicas, que chegaram às Minas Gerais no século XVIII. A obra que será apresentada em 7 cidades brasileiras, neste mês de junho, sendo que em Minas, o lançamento aconteceu na megastore LEITURA, no BH Shopping. Em Ouro Preto, a estréia ocorreu na Casa dos Contos, na última sexta - feira, 27,A próxima cidade a receber o escritor é São Paulo, de onde os bandeirantes partiram para descobrir ouro nas montanhas mineiras.
Chico Bastos pesquisou a história do ouro em Minas, Bahia, Mato Grosso, Goiás e em Portugal. A iniciativa, aprovada pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio exclusivo de YAMANA GOLD, mineradora canadense que atua em 3 estados brasileiros e em diversos países da América Latina. Além do livro, o projeto aprovado na Lei Rouanet inclui a Exposição O Ouro no Brasil, Ontem e Hoje, cujo público-alvo são os alunos das escolas públicas e privadas de 1º grau.
Em Ouro Preto, a Exposição será na Casa de Gonzaga, de 28 de junho a 13 de julho, de 9 às 17:30. O evento e o livro contam com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Em breve, será lançado o blog http://www.chicobastos.com.br, dedicado ao tema.