O Grêmio Literário Tristão de Ataíde - GLTA convida para a abertura de exposição “O Sopro e a Forma” do artista e vernissage do artista plástico Rodrigo Cid, nesta quinta-feira, dia 01 de março, às 19h, na Sala Ivan Marquetti, galeria de arte do GLTA. A exposição ficará em cartaz até o dia 20 de abril, com visitação de segunda à sexta, das 09h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Em O Sopro e a Forma, Cid promove investigação sobre a técnica do nanquim soprado (nanjing breath), que consiste do gotejamento e do sopro do nanquim sobre o suporte, com o objetivo de se alcançar a forma desejada.
A exposição possui 19 obras que exploram as potencialidades da técnica em diferentes tipos de papeis, emoldurados, com conteúdo que versa sobre formas abstratas, temas religiosos, vegetais e humanos.
O experimentalismo do artista pode ser sentido em suas intervenções inusitadas, como colagens, tinta em spray, sopro de corante alimentício e de guache etc. O Sopro e a Forma demonstra a versatilidade do nanquim, em suas diversas cores, e a capacidade de todas as tintas de trabalharem em conjunto para uma obra unificada.
Sobre Rodrigo Cid
Ex-estudante de Artes pela FAOP e colecionador de arte; Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela UFOP e pela UFRJ; pós-doutorando em Filosofia pela UFMG; editor de periódico acadêmico na área da Filosofia e autor em blogs de divulgação de pesquisa acadêmica; professor de Filosofia pela Faculdade Dom Luciano Mendes. Já teve a arte publicada em capa de revista internacional de arte e utilizada para a divulgação de peça de teatro, tal como também já expôs na Sexta Aberta da FAOP e na Galeria Carpintaria, no Jockey do Rio de Janeiro, na exposição coletiva “Carpintaria para todos”.
Serviços
Abertura de exposição O Sorpo e a Forma
Dia: 01 de março, 19h
Local: Sala Ivan Marquetti – Galeria de Arte do Grêmio Literário Tristão de Ataíde.