Por Heber Bezerra
Neste domingo, 17 de abril, teremos uma das votações mais importantes pelas quais o Brasil já passou, sobretudo, dadas as condições soturnas em que o processo de “ Impeachment” parece ter sido montado.
A Câmara dos Deputados se dividirá, nesta votação, entre os que serão favoráveis à manutenção do Estado Democrático de Direito e os que incorrerão no ímpeto de usurpar o poder, em detrimento de um mandato de uma Presidenta legitimamente eleita pelo voto popular. Esta tentativa se dará permeada pelos mais diversos e escusos interesses, que, caso passe o golpe, rapidamente se mostrarão cristalinos, logicamente, aos olhos dos que querem ou têm condições de ver.
Como Ouro-pretano, me vem à lembrança, que no passado, não tão distante, esta Ouro Preto perdeu duas vidas que lutaram no front, na tentativa de nos dar de volta a liberdade tomada à força em 1964. Não coloco aqui em questão a opção pelo método de resistência que cada militante brasileiro escolheu naquela ocasião, onde a dimensão das forças (opressores e oprimidos) era nitidamente desproporcional. Aliás, hoje, só não há os militares, mas a FIESP, a velha e conhecida “grande” mídia, parte da OAB e as vivandeiras, repetem as posições de 1964.
O fato é que os Ouro-pretanos, Hélcio Pereira Fortes e Antônio Carlos Bicalho Lana, tiveram suas vidas tombadas, após intensas torturas no DOI-CODI, respectivamente em 1972 e 1973, época em que combatiam o regime repressor que golpeou a liberdade.
Neste domingo, viveremos o principal evento do início de uma nova tentativa de golpe. Desta vez, uma investida com maquiagem mais leve e cuidadosa, transvestida de suposta legalidade, o chamado golpe branco, porque não cabem nos tempos atuais os coturnos e as baionetas, embora haja uma nítida recrudescência de supostos apaixonados por estes métodos.
Fica aqui a minha lembrança de duas vidas Ouro-pretanas, no meio de outras tantas no Brasil, que foram levadas porque defendiam o que corremos o risco de começar a perder a partir da próxima segunda feira.
Não haverá de ter golpe novamente!