No próximo dia 28 e 29 de novembro de 2015 o IPHAN, juntamente com a Associação de Sineiros de Ouro Preto (ASSOP) e sineiros de outras cidades mineiras, realizará o II Encontro de Sineiros de Minas Gerais.
O Encontro, que será realizado na Casa de Gonzaga, situada à Rua Cláudio Manuel nº 61, Bairro Centro, e que contará com a participação de cerca de 30 sineiros de cidades como São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas, Serro, Diamantina, Sabará, Catas Altas, Mariana, Bom Sucesso e Oliveira, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto.
O Toque dos Sinos em Minas Gerais constitui em uma forma de expressão que associa os sinos, as torres, os sineiros e a comunidade que os ouve em um processo dinâmico de codificação e decodificação de mensagens há muito tempo transmitidas nas antigas cidades mineiras.
Essa forma de expressão, que associa a estrutura dos toques à ocasião religiosa em que devem ser tocados, contribui para o agenciamento de formas de sociabilidade, originalmente, relacionados à vida religiosa daquelas comunidades, mas que, hoje, ultrapassa essa dimensão, abrangendo sentidos e significados relacionados à sua identidade cultural.
Para fazer jus ao legado cultural proveniente desta forma de expressão, o Toque do Sinos e o Ofício de Sineiro foram reconhecidos como bens culturais de nosso país desde 2009, sendo registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.
Este Encontro integra o Plano de Salvaguarda do Toque dos Sinos e do Ofício de Sineiro de Minas Gerais e é de suma importância para que o ofício se perpetue e para que a linguagem de nossos sinos não se cale jamais.