Datadas do século XVIII, as igrejas de Nossa Senhora das Mercês e Perdões e de São Francisco de Assis serão palco para concertos gratuitos, nos dias 17 e 20 de novembro, respectivamente. A igreja das Mercês recebe a Orquestra Ouro Preto e a de São Francisco, o cravista Antônio Carlos Magalhães. As duas apresentações fazem parte da programação 38ª Semana de Aleijadinho.
No dia 17 de novembro, a Orquestra Ouro Preto se apresenta na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, às 20h, sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo. As apresentações da Orquestra no evento se tornaram tradição, segundo o Maestro. “Foge de minha memória o número de apresentações que fizemos pela Semana do Aleijadinho”, conta. Toffolo destaca, ainda, a importância em reverenciar o Mestre Antônio. “É importante para mim não só como artista e músico, mas como ouro-pretano que cresceu, viveu e ainda experimenta, diariamente, o legado artístico de Aleijadinho. Somos privilegiados”, afirma. No programa do concerto, a Orquestra Ouro Preto apresenta um pouco da história do cinema por meio da música.
O cravista Antônio Carlos Magalhães se apresenta no encerramento da Semana do Aleijadinho. O concerto acontece no dia 20 de novembro, às 20h, na Igreja São Francisco de Assis, um dos maiores expoentes do trabalho de Antônio Francisco Lisboa. No repertório, músicas do Barroco Ibérico, composições de Domenico Scarlatti, Padre Mateo Albeniz, Carlos Seixas e Domenico Zipoli e do Barroco Mineiro – composições de João de Deus de Castro Lobo, João da Mata, José J. Emérico Lobo de Mesquita, entre outros. “A escolha do repertório e do cravo, instrumento muito utilizado nas igrejas do século XVIII, vem casar perfeitamente com a arquitetura da igreja e com o tema. Irei proporcionar uma viagem ao barroco”, conta Antônio Carlos.
Orquestra Ouro Preto
Criada há 15 anos, a Orquestra Ouro Preto é regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, e traz em seu trabalho o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas. Conta, atualmente, com cerca de 20 músicos, aos quais se somam convidados em função do repertório. Em sua trajetória, destacam-se o Prêmio da Música Brasileira, na categoria de Melhor Álbum de MPB de 2014, por Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, a indicação ao Grammy Latino pelo disco Latinidade. Gravou, recentemente, o CD e DVD Oito Estações: Vivaldi e Piazzolla e Concerto para Cordas – Antônio Vivaldi – ambos inéditos no Brasil.
Antônio Carlos Magalhães
Pianista e cravista, nasceu em Belo Horizonte, estudou licenciatura em piano, na Escola de Música da UFMG. Bolsista do I Festival Internacional de Cravo em Porto (Portugal), é pós-graduado em práticas interpretativas em música brasileira pela Escola de Música da UEMG. Atualmente é diretor artístico do Programa Segunda Musical da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Ministrou oficina de música barroca para pianistas no 24º , 25º e 26º Inverno Cultural da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).
38 ª Semana do Aleijadinho - Em 2015, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Aleijadinho realizam a 38ª Semana do Aleijadinho – “Escultura, arquitetura e pintura nos caminhos das Minas: aparência e realidade”. O evento acontece entre os dias 16 e 21 de novembro. Desde sua primeira edição, em 1968, presta homenagem ao aniversário de morte do mestre e patrono das artes no Brasil Antônio Francisco Lisboa. A programação é composta por oficinas, exposições, lançamento de livro, concertos e debates, além do Colóquio Internacional sobre História da Arte.
A 38ª Semana do Aleijadinho conta com o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em História (UFMG), Sistema SESI/FIEMG, IPHAN, Converso Comunicação, Assembléia Legislativa de Minas (ALMG), Orquestra Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Casa do Folclore de Ouro Preto, Ambienta, Anamar Transporte e Construções, Hotel Luxor, Hotel Minas Gerais, Pousada Arcádia Mineira, Pousada Mondego, Anavladia – Fundição Artística, Padaria Tutti Pani, CAPTACULT Captação e Projetos.
Serviços:
Apresentação Orquestra Ouro Preto
17 de novembro, terça-feira
Às 20h
Igreja Nossa Senhora das Mercês dos Perdões (Mercês de Baixo)
Entrada franca
Encerramento & Apresentação Concerto em Cravo
20 de novembro, sexta-feira
Às 20h
Igreja de São Francisco de Assis
Entrada franca