Entre os dias 16 e 21 de novembro, Ouro Preto relembra o aniversário de morte do mestre da arte barroca no Brasil, Antonio Francisco Lisboa. Com o tema “Escultura, arquitetura e pintura nos caminhos das Minas: aparência e realidade”, a 38ª Semana de Aleijadinho tem como objetivo a difusão e fomento de pesquisas que promovam a preservação do acervo histórico brasileiro. O evento, gratuito, é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho.
As atividades acontecem em diversos espaços que fazem referência ao contexto da arte em Ouro Preto. A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões e a Igreja de São Francisco de Assis, trazem obras de Aleijadinho; além delas, as Casas da Cultura e do Folclore recebem atividades do evento.
Uma novidade da 38ª Semana de Aleijadinho é a parceria firmada entre o evento e o grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, do curso de Pós-Graduação em História da UFMG, que realiza, a cada dois anos, o Colóquio Internacional sobre História da Arte. Em 2015, o Colóquio traz como tema A construção da fantasia: arquitetura e pintura na ordenação do espaço sagrado tridentino.
A homenagem a Aleijadinho continua com iniciativas dedicadas às crianças. A escritora ouro-pretana Maristela Moreira lança o livro infantil A aventura do Mestre Antônio. De forma lúdica, a autora convida os leitores a conhecerem a história do mestre Antônio Francisco Lisboa e o Museu Aleijadinho. O livro traz ilustrações do cartunista Dinho Bento. Autora e ilustrador ministram, ainda, a oficina Revelando as aventuras do Mestre Antônio aos alunos da Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa e da Escola Estadual Marília de Dirceu.
O artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus também oferece workshop voltado para o público infantil. Em Gênese Artística: Do barro à criação, ele apresenta aos alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu, de maneira lúdica, como é o processo de criação de um rosto sacro na arte barroca. O artista fará, também, uma exposição em bronze, que contempla técnicas da produção das obras.
As apresentações musicais ficam por conta do cravista Antônio Carlos Magalhães, que faz sua primeira participação na Semana do Aleijadinho, e da Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, que é parceira tradicional do evento.
A 38ª Semana do Aleijadinho conta com o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em História (UFMG), Sistema SESI/FIEMG, IPHAN, Converso Comunicação, Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), Orquestra Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Casa do Folclore de Ouro Preto, Ambienta, Anamar Transporte e Construções, Hotel Luxor, Hotel Minas Gerais, Pousada Arcádia Mineira, Anavladia – Fundição Artística, Pousada do Mondego, CAPTACULT Captação e Projetos.
Serviço:
38ª Semana de Aleijadinho - 16 a 21 de novembro - Ouro Preto, MG - Entrada franca
Programação:
16 DE NOVEMBRO - SEGUNDA-FEIRA
14h - Oficina: Gênese Artística: do barro à criação - Com alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu
Oficinante: Luciomar Sebastião de Jesus, artista plástico
Local: Casa do Folclore (praça Antônio Dias, 29 - Antônio Dias)
19h - Evento: Abertura Oficial da 38ª Semana do Aleijadinho
Local: Casa de Gonzaga (rua Cláudio Manoel, 61 - Centro) - Entrada franca
Em seguida: Abertura da exposição “Caminhos Reais”, do artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus
Com apresentação do Coral da Escola de Música Padre Simões, da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto
Na Casa de Gonzaga (rua Cláudio Manoel, 61 - Centro) - Entrada franca
17 DE NOVEMBRO - TERÇA-FEIRA
15h30 - Oficina: Revelando as aventuras do Mestre Antônio - Com alunos da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa
Oficinantes: Maristela Moreira de Carvalho e Dinho Bento
Local: Casa de Gonzaga (rua Cláudio Manoel, 61 - Centro)
18h - Evento: Lançamento do livro “A aventura do Mestre Antônio”
Presenças: Maristela Moreira de Carvalho (autora); Dinho Bento (cartunista e ilustrador) Local: SESI Ouro Preto (praça Tiradentes, 04 - Centro)
Entrada franca
20h - Concerto: Orquestra Ouro Preto
Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo
Na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo) - Entrada franca
18 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA - Dia do Aleijadinho
14h- Oficina: Revelando as aventuras do Mestre Antônio - Com alunos da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa
Oficinantes: Maristela Moreira de Carvalho e Dinho Bento
Local: Casa de Gonzaga (rua Cláudio Manoel, 61 - Centro)
9h - Abertura do Colóquio Internacional “A arquitetura do engano: redes de difusão e o desafio da representação perspectiva no universo pictórico barroco”, na Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop (rua Alvarenga, 794 - Cabeças)
Presenças: Profª. Júlia Mitraud (Presidente da FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto); Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro (Presidente do Museu Aleijadinho); Prof. Dr. Magno Mello (Grupo de Pesquisa Perspectiva Pictorum/UFMG); Prof. Dr. Fernando de Barros Filgueiras (diretor da FAFICH/UFMG)
Núcleo temático: Arquitetura e falsa arquitetura: espaço como invenção
Presidência da mesa: Prof. Dr. Fumikazu Saito (Cesima - PUC-SP)
Na Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop (rua Alvarenga, 794 - Cabeças)
9h30 - Arquitecturas aéreas: campanarios, espadañas y miradores en la arquitectura sevillana de los siglos XVII y XVIII - Alfredo Morales (Universidad de Sevilla)
10h - Arquitetura artificial no teto da nave da Matriz de Nossa Senhora da Divina Pastora em Sergipe - Luiz Freire (UFBA) / Magno Mello (UFMG)
10h30 - Coffee-break
11h - Joaquim Gonçalves da Rocha e a pintura ilusionista em igrejas de Sabará, Caeté e Santa Luzia (MG) - Celio Macedo (Ufop)
11h30 - Debate
12h - Intervalo para almoço
Núcleo temático: Procedimentos práticos e artísticos: uma conexão entre tempo e espaço
Presidência da mesa: Prof.ª Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG)
14h - Entre o Barroco e o Neoclássico: Hibridismo nos tetos de falsa arquitetura de Salvador (BA) - Mônica Farias (Unicamp)
14h30 - Os forros pintados em Mogi das Cruzes (SP): Séculos XVIII e XIX - Danielle Pereira (Unesp)
15h - José Soares de Araújo: De Braga ao Tijuco. Reflexões sobre uma pintura perdida - Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani (UFVJM)
15h30 - Coffee-break
Núcleo temático: A coerência: pintura, restauro e conservação
Presidência da mesa: Profº. Dr. André Dangelo (UFMG)
16h - Igreja N. S. da Vitória de São Luís (MA): Considerações sobre as intervenções ocorridas no século XVIII até XX - Regiane Caire Silva (UFMA) / Marília Martha França Sousa (UFMA)
16h30 - Problemi di restauro e conservazione degli aparatti decorativi a finte architettura in Palazzo Niccolini - Silvio Van Riel (Università degli Studi di Firenze)
17h - Arquitetura e detalhes artísticos do solar da Glória - Entre a tradição e a modernização do Arraial do Tejuco (MG) - Celina Borges (UFMG)
17h30 - Debate
19h - Missa Solene com a participação do Coral São Pio X - Local: Igreja São Francisco de Assis
20h - Evento: Medalha do Aleijadinho
Entrega da Medalha do Aleijadinho aos agraciados 2015
Na Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, s/nº - Centro)
19 DE NOVEMBRO - QUINTA-FEIRA
Evento: Colóquio Internacional “A arquitetura do engano: redes de difusão e o desafio da representação perspectiva no universo pictórico barroco”
Na Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop (rua Alvarenga, 794 - Cabeças)
Núcleo temático: Perspectiva e quadratura: jogo de ilusões
Presidência da Mesa: Prof. Dr. Marcos Tognon (Unicamp)
Na Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop (rua Alvarenga, 794 - Cabeças)
9h - Il quadraturismo a Pontremoli: committenti e artisti - Fauzia Farneti (Università degli Studi di Firenze)
9h30 - Dos frescos dedicados a San Antônio em las capulas de dos iglesias madrileñas (siglos XVII e XVIII)
Javier Navarro de Zuvillaga (Universidad Complutense de Madrid)
10h - Coffee-break
10h30 - Perspectiva linear e medida em Del modo di misurare de Cosimo Bartoli - Fumikazu Saito (Cesima/PUC-SP)
11h - Lo sfondato prospettico dell’atrio di Palazzo Martelli e la tenda di Parrasio - Maria Teresa Bartoli (Università degli Studi di Firenze)
11h30 - Debate
12h - Intervalo para almoço
Núcleo temático: Máquinas de altar e ilusão pictórica
Presidência da mesa: Profª. Drª. Celina Borges (UFMG)
14h - As capelas de Vila Rica: Produção artística e oficinas no 1º quartel do século XVIII em Minas Gerais - Alex Bohrer (IFMG)
14h30 - A oficina do entalhador José Coelho de Noronha: artista, artífices e sua influência na talha mineira setecentista - Aziz José de Oliveira Pedrosa (UFMG)
15h - Coffee-break
Núcleo temático: Iconografia e literatura: questões de métodos
Presidência da mesa: Prof. Dr. Alfredo Morales (Universidad de Sevilla)
15h30 - O repertório iconográfico da capela de São José dos Homens Pardos ou bem casados de Ouro Preto: arte, fé, história - Leandro Gonçalves Resende (UFMG)
16h - Livros de Ouro: técnicas, materiais e artífices - Walmira Costa (UFMG)
16h30 - Arquitetura e arte numa livraria em Vila Rica: O Divertimento Erudito de João Pacheco - Danilo Matoso Macedo (FAU - UnB)
17h - Debate
Evento: Colóquio Internacional “A arquitetura do engano: redes de difusão e o desafio da representação perspectiva no universo pictórico barroco”
Na Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, s/nº - Centro)
Núcleo temático: Mecenas – Pintores e Arquitetos: arte e sociedade
Presidência da mesa: Prof. Dr. Magno Mello (UFMG)
19h - Mecenato de leigos na sacristia de São Francisco de Ouro Preto - Adalgisa Arantes Campos (UFMG)
19h30 - O Aleijadinho arquiteto revelado na análise do projeto de São Francisco de Assis de Ouro Preto - André Dangelo (UFMG)
20 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA
Evento: Colóquio Internacional “A arquitetura do engano: redes de difusão e o desafio da representação perspectiva no universo pictórico barroco”
Na Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop (rua Alvarenga, 794 - Cabeças)
Núcleo temático: Arquitetura e Espaço Cenográfico
Presidência da mesa: Prof. Dr. Luz Freire (UFBA)
14h - Arquitetura e cidade na América Hispânica: a configuração do cenário barroco da Cuzco Colonial - Rodrigo Baeta (UFBA)
14h30 - Arquitetura de Matriz Pombalina no Brasil: História, Técnica e Restauro - Marcos Tognon (Unicamp)
15h - Entre traças, dibujos e riscos: José Pereira Arouca no ofício de arquiteto - Mônica Lage (UFMG)
15h30 - Coffee-break
Núcleo temático: Teoria Arquitetônica e Tratadística Pictórica
Presidência da mesa: Prof. Dr. Rodrigo Baeta (UFBA)
16h - Falsa arquitetura e música: sobre os conceitos matemáticos e as mudanças na percepções visuais e auditivas - Carla Bromberg (PUC-SP)
16h30 - O tratadista Vicenzio Carducci: Um florentino na corte espanhola no Século XVII - Adriana Carvalho (UFMG)
17h - Filipe Nunes: Um estudioso da pespectiva no seicentos português - Renata Nogueira Gomes de Morais (UFMG)
18h - Intervalo
Evento: Encerramento da 38ª Semana do Aleijadinho
20h - Concerto de Cravo com o cravista Antônio Carlos Vieira Magalhães, servidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Na Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, s/nº - Centro)
Entrada franca
21 DE NOVEMBRO - SÁBADO
Programação do Colóquio
9h30 - Visita técnica dos convidados do Colóquio Internacional à Basília de Nossa Senhora do Pilar e ao Museu de Arte Sacra do Pilar
Com Carlos José Aparecido de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos (UFMG)
Assessoria de Imprensa: Converso Comunicação