. O artista plástico português, Carlos Mota, abre no próximo dia 11 de Novembro, às 20h, em vernissage na galeria de arte do Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, a exposição Madonas de Ouro Preto.
Pela segunda vez em Ouro Preto, Carlos Mota apresenta uma série de pinturas inscritas em telas de médio e grande formato, fundamentadas a partir de técnicas pessoais de pintura e pigmentos naturais da região de Ouro Preto.
Em Madonas de Ouro Preto, o artista português encontra nas Madonas de Debret referência definidora e atalho pictórico para a arte contemporânea. Nas telas produzidas para a mostra inaugural, a iluminação dessas mulheres imaginadas, ovulam úmidas e diluem as sensações que vibram de seus signos, sensações que retratam a dissolução do corpo, da carne e da dor. Para Bel Gurgel, curadora da exposição, as pinturas de Carlos Mota nos devolve a vida imaginada, a partir das pesquisas de pigmentos naturais da região de Ouro Preto que o artista português realizou no ano de 2014. “Como produto de sua pesquisa, Mota resgata o material e o simbólico, este último, representado nas mulheres, nas madonas do cotidiano, não retratadas pela história, garimpadas através de suas bateias de sons, calores e odores vitais dos encantos da natureza mineira”, comenta.
.A exposição conta ainda com trilha sonora produzida pelo DJ paulista Marcus Capareli. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de dezembro, com visitação diária, segunda das 14h às 18h, terça a sábado, das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 16h.
A entrada é gratuita.
Biografia
Nascido em Ponta Delgada, Portugal, estudou em Bruxelas, onde se formou em Arquitetura de Interiores no CAD - Centre desArtsDécoratifs e Pintura na ÉcoledesArts D'lxelles, Bruxelas, Belgica. Atualmente, reside e trabalha em Lisboa. Desde 1993, expõe regularmente em mostras individuais e coletivas nacionais e internacionais, seu trabalho é representando em coleções públicas e privadas. Já expôs em diversos países como Itália, Bélgica, Alemanhã, Holanda, Dinamarca, México, Canadá, EUA e Brasil, representando Portugal em exposições internacionais desde 1998. A sua carreira de 1993 a 2002, foi posta em Filme pela Realizadora Teresa Tomé, em um Programa cultural da RTP/Açores e RTP2 “Aventuras do Espírito”. Integrou a Edição dos 30 anos da Academia das Artes dos Açores “UM PACTO COM AS ARTES”. Foi o impulsionador e comissário da exposição de Solidariedade “A COR DOS DIAS”, realizada em Ponta Delgada. E 2014, realizou uma série de pesquisas em Ouro Preto, sobre os pigmentos naturais da região, a partir de contato com o Prof. Dr. Maurício de Barros, desvendando a verdadeira paleta de cores característica da região, formada pelo azul, verde-água e diferentes tons de ocres e gris.
Serviços
Exposição: As Madonas de Ouro Preto, de Carlos Mota
Abertura: 11 de Novembro, às 20h
Visitação de 11 de novembro à 10 de Dezembro. Visitação Diária: segunda das 14h às 18h; terça a sábado, das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 16h. Entrada é gratuita.
Local: Museu Casa dos Contos, Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto.