A Orquestra Ouro Preto realiza concertos em Ouro Preto, nos dias 22 e 23 de Outubro, no Teatro Municipal – Casa da Opera, na reinauguração do Teatro Municipal, Casa da Ópera, convidando o pianista e arranjador Nelson Ayres. As apresentações serão às 20h30. Informações de retirada de ingressos no Departamento de Promoção Cultural da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, pelo 3559 – 3256.
Reconhecido como uma das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea, o compositor, regente e pianista Nelson Ayres tem seu nome ligado a trabalhos de grandes referências da música popular brasileira e mundial, como Benny Carter, Dizzie Gilespie, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Edu Lobo, Gal Costa, Milton Nascimento, Ron Carter e Airto Moreira.
O repertório conta com músicas assinadas por Nelson como Vitor, Perto do Coração, Veranico de Maio e Cidade Encantada, passando por Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Piazzolla, abrangendo também a obra de Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque, em arranjos inéditos, especialmente escritos para esse encontro especial.
A apresentação une a excelência e versatilidade da Orquestra Ouro Preto, ao legado musical de Nelson Ayres, em um concerto para piano e orquestra de cordas, propondo o transito entre os universos da música popular e erudita, combinação marcante na biografia da formação mineira e do pianista paulista.
SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO
Regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas. Em seu legado, destacam-se a indicação ao Grammy Latino pelo disco Latinidade, o convite para se apresentar no Philharmonic Hall de Liverpool, o lançamento de Valencianas Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto – vencedor do Prêmio da Música Brasileira, na categoria MPB.
Para 2015, a Orquestra anuncia uma série de novos projetos. Após lançar o CD/DVD Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto na Europa, durante turnê por Portugal, em Janeiro último, o grupo, além de inaugurar novo projeto ao lado de Antônio Nóbrega, gravou o CD e DVD Oito Estações: Vivaldi e Piazzolla e o disco Concertos para Cordas – Antônio Vivaldi, ambos inéditos no Brasil.
SOBRE NELSON AYRES
Foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, e o principal responsável por seu enorme sucesso. Tem regido frequentemente outras orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a prestigiosa Orquestra Filarmônica de Israel.
Como pianista, pode ser encontrado liderando o Nelson Ayres Trio, dividindo o palco com Monica Salmaso, ou continuando a trajetória que vem desde 1978 do prestigioso quinteto instrumental Pau Brasil. Com o CD Villa Lobos Superstar o grupo conquistou os títulos de Melhor CD e Melhor Grupo Instrumental no Prêmio da Música Brasileira 2013.
Tocou e gravou com Benny Carter, Dizzy Gillespie, Toots Thielemans Airto Moreira e Flora Purim, Ron Carter, Walter Booker, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi, Milton Nascimento, Gal Costa e muitos outros grandes nomes do jazz e MPB. Com César Camargo Mariano, estrelou em 1984 o espetáculo Prisma, primeiro show brasileiro a usar intensivamente recursos de computação aliados a instrumentos eletrônicos.
Foi comissionado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, para compor seu Concerto para Percussão e Orquestra, indicado para o Grammy Latino 2011 como melhor CD de música clássica. Seus CDs Perto do Coração, Mantiqueira e Paixão são considerados grandes clássicos da música instrumental brasileira, merecendo extensos elogios da crítica.
Foto: Orquestra Ouro Preto ( crédito Naty Torres)