Dando sequência as atividades comemorativas do aniversário da Escola de Minas, ocorreu na tarde desta sexta-feira (9), a inauguração do Instituto Tecnológico da Vale (ITV), do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada e novo prédio do departamento da Escola de Minas, na Universidade Federal de Ouro Preto. O programa é uma parceria entre a universidade e a empresa Vale do Rio Doce, que busca oferecer capacitação por meio do mestrado profissional aos engenheiros da região.
Na solenidade estiveram presentes o reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas; o presidente do conselho da Gorceix, Otávio Nunes de Carvalho; diretor da escola de Minas, Issamu Endo; o presidente da Samarco, Ricardo Vesconvi; e o presidente da Vale, Murilo Ferreira que ressaltou que foram investidos 4 milhões para conclusão das obras do projeto.
Com linhas de pesquisa voltadas para o aproveitamento sustentável de recursos e mineração, o programa irá atender 20 alunos, 10 funcionários da Vale e os demais selecionados pelo edital da universidade. O ITV UFOP é o segundo no Brasil e o primeiro dentro de uma universidade pública, a primeira instalação do Instituto Técnico da Vale foi feita no em Belém do Pará em 2009.
De acordo com o diretor-executivo de logística e pesquisa mineral da Vale, Humberto Freitas, o Instituto Tecnológico da Vale (ITV) tem na sua visão tornar-se uma instituição de referência em ciências e tecnologia. “A partir de um grupo de alto nível de pesquisadores, o ITV realiza pesquisas com potencial para gerar novos conhecimentos em desenvolvimento sustentável e para a cadeia de mineração”, disse.
Outras iniciativas
Paralela a inaguração do ITV foi firmado entre a UFOP e Samarco um Protocolo de Intenções, documento prevê patrocínio a estruturas da universidade, intercâmbio de conhecimentos entre empresa, alunos e professores, financiamento de bolsas de mestrado, entre outras ações.